Toldos são coberturas fixadas que servem para proteger do sol, do vento, da chuva e de outras intempéries. Eles são colocados em locais como janelas, portas, varandas, etc.
LEIA MAIS:
Vantagens e desvantagens dos toldos de policarbonato
Cobertura termoacústica: o que é e quais as vantagens
São geralmente compostos por uma lona de fibra acrílica, algodão ou poliéster, que é esticada sobre uma estrutura leve feita de alumínio, ferro, aço ou madeira, estrutura conhecida por treliça ou caixilho.
Quando as condições climáticas são muito desfavoráveis, como em locais onde há frequência de neve, granizo ou ventos muito fortes, o toldo pode ser produzido em chapa de alumínio, garantindo maior resistência e durabilidade. Dessa forma, são uma ótima alternativa para quem deseja aumentar o espaço útil da casa, já que o toldo proporciona alguns metros a mais de espaço coberto.
Toldos e suas utilizações
Outra utilização comum do toldo, além de proteger de fatores climáticos, é produzir um dossel externo, sendo uma área estendida coberta além da fachada do edifício que serve como entrada de hotéis, residências, restaurantes, entre outros, proporcionando-lhes proteção e sofisticação.
Fora isso, é muito comum ver toldos e coberturas em condomínios, comércio, escolas etc. Em caso de eventos a céu aberto, eles também servem como proteção contra as variações climáticas. Mas para oferecer esses benefícios, uma cobertura precisa ser muito bem executada, com materiais de primeira qualidade.
De acordo com a história, esses itens começaram a ser utilizados no Oriente Médio para proteger alimentos e carnes do sol intenso. Somente após alguns séculos que os toldos começaram a ser usados para os fins que vemos até hoje: em casas, apartamentos, estabelecimentos e outros inúmeros lugares.
No mercado há uma grande variedade de cores, modelos, tamanhos e materiais de toldos e coberturas, cada um atendendo bem à sua finalidade.