Pular para o conteúdo

Cobertura termoacústica: o que é e quais as vantagens

    Cobertura termoacústica: o que é e quais as vantagens

    A cobertura termoacústica também é chamada de telha sanduiche ou telha de isopor. Como o próprio nome diz, essa cobertura extremamente funcional reúne propriedades que isolam a temperatura e o som deixando os ambientes mais frescos e silenciosos.

    LEIA MAIS:
    Vantagens e desvantagens dos toldos de policarbonato
    O que são toldos?

    A telha termoacústica é uma telha formada por duas ou três camadas. A primeira camada é a telha metálica que pode ser de aço galvanizado ou galvalume. A segunda camada é o isolamento propriamente dito, pode ser de isopor (EPS), de poliuretano (PU) ou de lã mineral (rocha ou vidro). Quando há uma terceira camada ela é novamente de metal, pode ser em formato de telha com bicas ou reta como um forro.

    As coberturas com telha termoacústica estão ficando cada vez mais difundidas. São materiais leves, de montagem prática e rápida. Otimizando o tempo e o custo da construção.

    A espessura padrão da camada isolante é de 30 mm, mas pode variar conforme a necessidade, principalmente em função do grau de isolamento térmico.

    As telhas podem ser fabricadas sob medida, o que otimiza muito a instalação. Se o material do núcleo for lã mineral, a montagem do sistema sanduíche é realizada in loco. Se for em EPS ou PU, o painel já vem pré-fabricado, sendo necessária apenas a aplicação do telhado. Além disso, é possível pintar a camada metálica na cor desejada com pintura eletrostática, o que confere maior durabilidade e personalidade ao projeto.

    Quando usadas em instalações onde a telha não aparece na parte interna do ambiente, é possível dispensar a face metálica interna. Isso reduz os custos da telha. Neste caso seria uma telha sanduíche simples, 1 camada de chapa e 1 camada de isolante. Para instalações onde o interior é aparente usa-se a sanduíche dupla. A opção de uma face com o acabamento em chapa reta substitui a necessidade de usar forro. Este acabamento também gera redução de tempo e custos na obra. Existe também a opção de usar um filme plástico na parte inferior da telha, mas com o tempo esse filme se resseca e solta, por isso eu não recomendo.

    Vantagens da cobertura termoacústica

    • Redução significativa do ruído externo: Em geral, a telha termoacústica consegue reduzir uma média de 20 a 40 dB da captação do som externo.
    • Ótimo isolamento térmico: Utiliza materiais isolantes de baixa condutividade térmica. Isso significa que a troca de calor entre o ambiente externo e interno pode ser reduzida em até 90%.
    • Redução de custos com eletricidade: A telha termoacústica proporciona um ambiente com temperatura mais agradável. É possível economizar energia elétrica ao reduzir o uso de equipamentos de refrigeração, como o ar-condicionado e o ventilador.
    • Ação retardante de chamas: Por deter a ação de chamas, a instalação dessa telha é importante para a prevenção de incêndios.
    • Não absorção de água: Além da proteção contra o fogo, os materiais e a estrutura da telha também dificultam a absorção de água. Assim, alguns problemas podem ser evitados com esse tipo de cobertura, como a infiltração.
    • Facilidade de instalação: As telhas termoacústicas já vêm com o recorte de encaixe para a sobreposição ou pingadeira. É só detalhar na hora de encomendar. Aceitam recorte para encaixe de detalhes arquitetônicos do telhado e são instaladas com o parafuso autoportante.

    Fonte: Casa da Irene

    5/5 - (19 votos)

    Deixe um comentário